Pular para o conteúdo principal

Comunicado

USP - FFLCH - Prédio de Letras Clássicas e Vernáculas


Há uma nova fase para este blog, reflexo das mudanças decorridas em meu próprio desenvolvimento acadêmico e pelas perspectivas futuras. O término da graduação em direito, no CESUPA, rendeu-me a oportunidade de recomeçar.
Estou em São Paulo, assistindo as aulas referentes aos estudos gregos do departamento de Letras Clássicas da FFLCH, na USP; bem como frequentando desde esta semana aulas da pós-graduação como aluna especial (não-mestrando). Abriu-se um novo mundo diante de mim, absolutamente diverso do universo acadêmico que conheci até então. É difernete estar entre pessoas cujos objetivos, em vários dos casos, é formativo - um contraste daqueles na jornada pelo diploma capaz de lhe dar uma boa vaga de concurso público (e apenas isto).
O constante contato com o mundo antigo a partir da universidade tem se mostrado frutífero. Confesso que, até o momento, poucas coisas nas aulas me são novidades. Mas os véus que me separam do que ainda não conheço estão ali, visíveis, e agora cada vez mais palpáveis. (E tenho aumentado de forma significativa a bibliografia que devo vencer, quantitativa e qualitativamente).
O efeito geral tem se resumido em brainstorms disparados pelas aulas, que me trazem conexões interessantes no meu pequeno universo clássico, ainda em formação. São muitas questões, todas selvagens e irrequietas, baixando suas garras contra as grades da minha mente; venho encontrando algum trabalho para domesticá-las ao ponto de que se permitam verterem-se em escrita. De qualquer forma, planejo para o Blog um outro tipo de atualização, sem deixar de lado os posts-resenha, que dêem vazão às bestas que venho criando e alimentando a cada texto, em cada aula. Seguindo mais o ambiente do Blog, poderia chamá-las de terríveis criaturas que habitarão este jardim.
Um segundo objetivo neste planejamento é a revisão das postagens anteriores. Atualização de críticas e informações, acrescidas às resenhas e que serão anunciadas em novas postagens. Dessa forma, pretendo manter um diálogo entre estes dois momentos de formação acadêmica. Por vezes, o discurso ganhará um tom menos 'científico'. Diversas idéias dialogam com a crítica literária, mas em sua maioria, não confluem com teorias muitas vezes já entorpecidas e afixadas no contexto escolado na maioria das academias clássicas. Nestes momentos, o objetivo é expor e por à prova as pequeninas criaturas, para que um dia, quem sabe, possam ser lapidadas em exuberantes Quimeras.

Enfim, em termos gerais, este post vem propor e anunciar um novo perfil para o Blog, e a partir de agora, novas postagens.

Ah, sim. Antes de encerrar, gostaria de colocar aqui os blogs sugeridos por mim - que certamente acompanharei; alguns são, outros tornar-se-ão, essenciais para meu desenvolvimento:

Prof. André Coelho http://aquitemfilosofiasim.blogspot.com/

Prof. Sandro Alex http://profsandroalex.blogspot.com/

Prof. Christhian Werner http://poesiagrega.blogspot.com/

E mais estes:

http://humanidadesemdestaque.blogspot.com/ =*

http://blogdeprosaepoesia.blogspot.com/ =)

http://teatroclassico.blogspot.com/ ;D

Comentários

  1. Boa sorte e melhor atualização!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog, mas... puxa, parece que acabou?!

    Anselmo José Alves (Anselmo Coyote)
    Juiz do Trabalho TRT 3a Região.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Kalé Tyche!

"A Fernanda me falou faz pouco tempo da vontade que tinha de iniciar um blog. Acreditem ou não, o único receio dela era não ter o que escrever ou não contribuir tão bem quanto poderia. Tudo bem, perfeccionismo faz parte do charme dela, é o que mantém sua inteligência em níveis aceitáveis de modéstia, então não vamos mexer nisso. Para nossa alegria, contudo, consegui convencê-la do contrário. Foi a maneira que encontrei de estimulá-la a apresentar-se ao espaço público e emitir suas opiniões, dividir suas leituras, suas pesquisas, suas idéias. Ela diz que o nome do blog, algo como “Jardim da Discípula”, é uma homenagem a mim e a todos os seus outros mestres, mas tenho lá as minhas dúvidas sobre a veracidade dessa explicação. Para mim, o que o nome significa é que ela tem cultivado dentro de si, como belas flores, várias idéias próprias, regadas continuamente, tratadas com carinho e cuidado, que agora querem abrir-se e mostrar-se, para polinizar outras mentes. Ela está abrindo ao púb

( I / IV) "Hamlet and Orestes", de Jan Kott

Hamlet and Orestes Hamlet and Orestes Bibliografia: KOTT, J. Hamlet and Orestes . Trad. Boleslaw Taborski. In. Publications of the Language Association of America . Vol. 82, No. 5, 1967, p. 303-313. [1] Esta será uma série composta de quatro postagens a respeito do artigo “Hamlet and Orestes”, escrito pelo teórico e crítico polonês de teatro Jan Kott. A divisão das partes aqui usada é a que foi feita pelo próprio autor, nas quais discute: (I) A tragédia como situação, os mitos sob a leitura de Lévi-Strauss, os conjuntos que a tragédia contém, a liberdade e o destino do herói trágico; (II) A comparação das histórias que antecederam as tragédias da Orestéia e de Hamlet, as diferentes versões de Hamlet e de Orestes, a estrutura básica do enredo de Orestes e de Hamlet, as previsões duplas e a relação entre passado, presente e futuro nas tragédias; (III) A dupla imagem do rei na tragédia – como parte interna e externa da sociedade - e a movimentação dos heróis trágicos – as personage

A DUPLA MOTIVAÇÃO ENTRE ÁGAMÊMNON E ZEUS NO SACRIFÍCIO DE IFIGÊNIA

Segue abaixo o meu ensaio produzido para a matéria, Mito e Engano: a Ate na Ilíada, acompanhada na pós-graduação de Letras Clássicas, na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. INTRODUÇÃO No presente trabalho pretendemos analisar com brevidade o fenômeno da dupla motivação presente nas ações de Agamêmnon na tragédia de mesmo nome, primeira da trilogia da Orestéia, de Ésquilo. A passagem referente ao presságio das águias e da profecia reveladora de Calcas, em conjunto com os contornos do sacrifício de Ifigênia, tal como apresentados por Ésquilo, servirão de fundo para o estudo deste fenômeno construído na tensão entre determinação divina e autonomia das ações humanas. Agamêmnon, general do exército e sob o titulo do rei dos reis, reúne os gregos para a guerra contra Tróia. Está sob o juramento de seu cetro e deve seguir com a Justiça de Zeus pela vingança contra Páris e todo o povo de Príamo. Contudo se encontra incapaz de prosseguir, preso no porto de Áulida. Ártemi